Não Pressione o Botão

sábado, 6 de agosto de 2011

A corrida espacial


"Quando o astronauta norte-americano Neil Armstrong fez a inédita caminhada de um ser humano em solo lunar e 1969, o mundo era bem diferente. Em todo o planeta, olhares atentos e curiosos , incrédulos alguns, acompanhavam pela televisão a façanha inimaginável há pouco tempo. Hoje, uma viagem a Marte ocupa alguns minutos no noticiário e está longe de atrair o monopólio das atenções. No cenário internacional, ainda existia a União das Repúblicas Socialistas. Soviéticas (URSS), com o consequente quadro de confronto com os Estados Unidos da América (EUA), ainda que bem mais suavizado.


Não há como fugir a uma primeira constatação: a Guerra Fria, forma mais visível do intrincado jogo de interesses praticados por Washington e Moscou em busca da preservação ou da expansão de sua respectivas áreas de influência, foi fator preponderante para a corrida espacial. De certa maneira, os governos de Jonh F. Kennedy (EUA) e de Nikita Krutchev (URSS) anteciparam algo tão comum nos dias de hoje, a política-espetáculo. Eles compreenderam o extraordinário potencial de marketing contido na corrida pela conquista do espaço e disse se aproveitaram para 'vender' as maravilhas de seus respectivos sistemas, o capitalismo e o socialismo.


A primeiras vitórias foram soviéticas. Entre elas, duas merecem destaque especial: o lançamento do foguete Sputinik, a 4 de outubro de 1957, e o passeio de Yuri Gagarin em órbita da Terra, a 12 de abril de 1961. É bastante provável que esses êxitos soviéticos, aos quais se junta o lançamento do foguete conduzindo uma cadela (Lika), tenham levado Kennedy a priorizar a política espacial de seu país. Com a vitoriosa missão de 1969, os EUA assumem a liderança para não mais predê-la. Simbolicamente, começa aí a desventua soviética que levará ao desmoronamento do país."


Baseado no texto do livro de história do ensino fundamental escrito por Patrícia Ramos Braick e Myriam Becho Mota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Direção

Aos leitores:

Atenção, não tente publicar ofensas, palavrões, insultas nem links pessoais, pois não serão publicadas nos comentário de nossas postagens, se você tem alguma sugestão de site ou blog, entre em contado conosco pelo e-mail que se encontra no menu superior do blog em FALE CONOSCO.

Atenciosamente!