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segunda-feira, 11 de julho de 2011

Meios de Transporte

A industrialização e expansão da economia de mercado produzem um maior deslocamento de mercadorias e pessoas. E a indústria moderna utiliza matérias-primas em grande quantidade, muitas vezes vindas de áreas distantes, além de expandir o comércio nacional e internacional. Foi consequência disso a construção de inúmeras ferrovias, rodovias e portos (e depois aeroportos), além de ter ocorrido um grande avanço tecnológico nesse setor. Assim, o mundo pôde contar com veículos mais rápidos, navios com capacidade pata transportar mais cargas, aviões maiores e mais velozes, etc.

Os principais meios de transportes na atualidade são: o hidroviário, em especial o marítimo, e essencial para o deslocamento de cargas, para o comércio mundial, emfim: as ferrovias; as rodovias; e o transporte aéreo, o mais rápido e básico para o deslocamento de pessoas (negócios, turismo) e de alguns produtos essenciais (correspondência, remédios) ou cujos preços sejam muito elevados e compensem os maiores custos de avião.

Transporte hidroviário

Os navios têm especificações adequadas à tonelagem transportada e, principalmente, aos produtos mais procurados no mercado internacional. Assim, há navios especializados no transporte de uma determinada carga, como os superpetroleiros e os graneleiros. Também existem os navios transoceânicos, que transportam um grande número de pessoas, de um continente para outro, em viagens turísticas.

Nos portos, principalmente nos países do Primeiro Mundo, a utilização de contêineres (Cofre de carga, uma caixa metálica hermeticamente fechada), permite a mecanização e a automatização de várias operações no embarque e desembarque dos produtos, o que diminuiu o emprego de mão-de-obra.

Em função da especialização dos navios e da tonelagem que carregam, podemos distinguir complexos portuários modernos, como o de Roterdã e o de Nova York, e portos que não têm condições de receber os principais navios da frota internacional. Veja a imagem abaixo.


A navegação por rios e lagos, que sempre foi importante para os povos, também é importante para os países do Primeiro Mundo, apesar do notável desenvolvimento dos demais meios de transporte continentais atingidos com a industrialização, principalmente a ferrovia. Primeiro, porque as inovações da Revolução Industrial se estenderam também à navegação fluvial. Assim, os navios passaram a ser movidos a vapor e depois a óleo diesel, o que aumentou muito a velocidade desse meio de transporte. Segundo, porque o transporte fluvial, muitas vezes associado ao lacustre, apresentava o mais baixo custo. Por isso, a ferrovia não chegou a substituir esse transporte nas áreas onde há nos ou lagos navegáveis.

Os navios ofereciam há rios ou lagos vantagem para o transporte de produtos pesados, como grande quantidades de matérias-primas industriais não perecíveis, especialmente recursos minerais e fontes de energia sólidas (como o carvão mineral). As hidrovias tornavam-se ainda mais vantajosas, principalmente quando não era grande a distância entre o local onde as matérias-primas eram desembarcadas (portos) e o local onde eram transformadas industrialmente. Até hoje, o transporte por longas distâncias de grandes quantidades de recursos minerais, de produtos derivados do petróleo, de materiais para construção civil e pesada e de madeira é feito por navios em razão do baixo custo.

Embora a prática da navegação fluvial seja mais favorável nas áreas que apresentam relevo de planície, a tecnologia já tornou possível o aproveitamento de algumas porções dos rios de planalto para navegação.


Em algumas áreas de clima temperado e frio, o congelamento dos rios interrompe parcial ou totalmente a navegação fluvial durante vários meses, Por isso, é importante haver ferrovias junto às hidrovias. Assim, toda vez que as vias fluviais não tiverem condições de navegação e houver necessidade de um transporte rápido de produtos, principalmente de gêneros perecíveis, serão utilizadas as ferrovias.

Transporte aéreo

O transporte aéreo permite o deslocamento rápido e seguro de pessoas, de um extremo a outro do planeta. Os aviões também desempenham um papel importante no transporte interno de países de grande extensão territorial, especialmente dos chamados países continentais (Estados Unidos, Canadá, Austrália, Rússia, China e Brasil).


Transporte ferroviário

As ferrovias, ou meio de transporte por trens, foram um avanço tecnológico importantíssimo da indústria moderna. As fábricas precisavam de meios de transporte eficientes para garantir o recebimento de grandes quantidades de matérias-primas então muito importantes: ferro e carvão mineral, para a indústria siderúrgica, e algodão, para a indústria têxtil. Ao mesmo tempo, tinham interesse em fazer chegar os produtos industrializados aos mais diversos pontos do país e a outros países do mesmo continente.


Transporte rodoviário

No final do século XIX, surgiram as modernas rodovias em substituição às antigas estradas de carruagem ou cavalos. As rodovias, vias destinadas ao deslocamento de automóveis e caminhões, tornavam-se economicamente tão importantes quanto as ferrovias.

Atenção: este texto foi retirado do livro didático escolar de Geografia geral e do Brasil de Vesentini (Livro não-consumível).

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